https://www.c-days.cncs.gov.pt/wp-content/uploads/2023/03/ana_respicio_662x654.jpg

Ana Luísa Respício

Ana Respício é Professora Associada no Departamento de Informática da Universidade de Lisboa, onde leciona nos três ciclos de estudos, é responsável pela disciplina de Análise e Gestão de Risco em Segurança Informática, e tem exercido vários cargos de coordenação.
É investigadora integrada do LASIGE (Laboratório de Sistemas Informáticos de Grande Escala), na linha de investigação em sistemas ciberfísicos, e participa atualmente no projeto XIVT, eXcellence In Variant Testing, na área da geração automatizada de testes de software. Tem participado em vários projetos de I&D, financiados pela Comissão Europeia, por agências nacionais, e de colaboração com a indústria, nomeadamente, na área de cibersegurança, processos de negócio dependentes de IoT, Big Data, modelação e otimização.
Ana Respício é vice-presidente do IFIP Working Group em Decision Support e em 2021 recebeu o IFIP Outstanding Service Award. É Editora Associada do Journal of Decision Systems. É membro da CT163 – Comissão Técnica Portuguesa de Normalização em Segurança de Sistemas de Informação.