https://www.c-days.cncs.gov.pt/wp-content/uploads/2022/05/sara_662x654l.jpg

Sara Carrasqueiro

Sara Carrasqueiro é Vogal do Conselho Diretivo da Agência para a Modernização Administrativa, I.P. (AMA), desde 12 de março de 2018.
Ao longo do seu percurso profissional desempenhou uma multiplicidade de funções em instituições públicas e privadas incluindo consultoria, auditoria, gestão estratégica, gestão de projetos, programas e portfolios, gestão da qualidade, gestão de contas/clientes, investigação e ensino em áreas de engenharia e sistemas de informação aplicadas na saúde e na administração pública.
Em 2012 integrou a Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE (SPMS) onde desempenhou os cargos de Coordenadora da Unidade de Planeamento do Sistema de Informação da Saúde e, a partir de 2016, Diretora de Sistemas de Informação, liderando as seguintes Unidades: Coordenação do Ecossistema de informação da Saúde; Planeamento, Arquitetura e Auditoria; Engenharia de Software e Qualidade; Operações, Segurança e Infraestruturas; Gestão de Serviço e Suporte; Registos Nacionais e Interoperabilidade Técnica; Sistemas de Informação para os Cuidados de Saúde Primários e de Proximidade; Projetos Internacionais. Foi ponto focal da SPMS para o SIMPLEX+, Representante Ministerial Técnico do GPTIC/CTIC, perita da Comissão Europeia em grupos da eHealth Network e nomeada para diversos grupos de trabalho.
Na componente académica tem colaborado com diversas instituições de ensino superior na leccionação de cadeiras nos domínios científicos da engenharia e da gestão, sendo Professora Auxiliar Convidada do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Lisboa (ISCSP), docente das unidades curriculares “Administração de Recursos Partilhados“ e “TIC e Governação Eletrónica“ e investigadora na área de “Governação Pública e Reforma Administrativa (Public Governance) — Inovação na Administração Pública“
É licenciada em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico e Mestre em Engenharia da Saúde pela Universidade Católica Portuguesa. Possui formação complementar e especialização nas áreas de Alta Direção, Gestão da Qualidade, Auditoria Interna, Gestão de Projetos, Governança e Gestão de Sistemas de Informação, Liderança de Equipas, Competências Pedagógicas, entre outros.