https://www.c-days.cncs.gov.pt/wp-content/uploads/2022/05/Nuno_Medeiros_662x654.jpg

Nuno Medeiros

Nuno Medeiros (36 anos – 02.09.1985, natural e residente no Porto) concluiu a sua licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), em 2008. No final de 2011, tornou-se Mestre de Ciências em Segurança da Informação pela Carnegie Mellon University (USA) e Mestre em Segurança da Informação pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Desde 2017 é um Certified Chief Information Security Officer (CCISO) pela EC-Council.
Em Setembro de 2009, começou a trabalhar na EDP Distribuição no domínio dos sistemas críticos de operação e controlo da organização. Em 2012, iniciou as suas funções no Área de Cibersegurança desta direção, entidade responsável pela arquitetura de segurança end-to-end, definição e coordenação dos requisitos de segurança e privacidade, a partir de metodologias de análise de risco, dos sistemas mais críticos da organização, equipa que liderou desde 2017.
Desde o início de 2020 que lidera a unidade de “Estratégia IT/OT e Cibersegurança”, responsável por definir e desenvolver a arquitetura, as plataformas, as aplicações, a conetividade e as infraestruturas IT/OT da E-REDES (nova identidade da EDP Distribuição, desde 2021), num contexto integrado de cibersegurança, garantindo o suporte da estratégia digital e a satisfação dos requisitos da empresa.
É representante da indústria em vários grupos de trabalho e projetos a nível Europeu, coordenador do grupo de Cibersegurança da E.DSO (associação europeia de DSOs), membro do Assembly Committee da European Network for Cyber Security (ENCS) e representante fundador e membro do Board da EE-ISAC.
Finalmente, é regularmente convidado como palestrante em várias Conferências Europeias permitindo-lhe partilhar a sua visão e o caminho traçado pela E-REDES sobre os temas de Cibersegurança e Privacidade.