https://www.c-days.cncs.gov.pt/wp-content/uploads/2020/10/LeopoldoCortez_662x654.jpg

Leopoldo Cortez

O Eng.º Leopoldo Cortez exerce as funções de Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Português de Acreditação (IPAC) desde 2013, tendo anteriormente exercido o cargo de Diretor do mesmo organismo.
Realizou diversas avaliações a laboratórios e organismos de certificação, tendo sido responsável por comités internacionais e efetuado ainda avaliações pelos pares a outros organismos de acreditação, bem como a nível mundial.
É licenciado em Engenharia Química e possui um mestrado em Química Analítica e Controlo de Qualidade pela Universidade Técnica de Lisboa.

O IPAC foi designado como o Organismo Nacional de Acreditação, conforme requerido pela União Europeia, tendo atualmente mais de 800 entidades acreditadas, incluindo laboratórios de ensaio e calibração, organismos de certificação, de inspeção e de verificação/validação, que atuam em quase todas as áreas de governação.
A acreditação é frequentemente usada para apoiar e implementar políticas governamentais e comunitárias, uma vez que exerce uma regulação técnica das atividades de avaliação da conformidade.
O IPAC é signatário dos Acordos Multilaterais da EA, IAF e ILAC para todos os serviços de acreditação que fornece, o que alavanca a competitividade internacional das entidades acreditadas e de quem a elas recorre.