https://www.c-days.cncs.gov.pt/wp-content/uploads/2020/10/JoseAlegria_662x654.jpg

José Alegria

José Alegria é o Chief Security Officer (CSO) e Chief Information Security Officer (CISO) da Altice Portugal e Coordenador do Programa CyberWatch ao nível de todo o Grupo Altice. O Cyber Security Operations Center e o CSIRT da Portugal Telecom estão sob a sua responsabilidade. É ainda membro do Advisory Group on Communication Providers do EUROPOL European Cybercrime Center (EC3).
Anteriormente à Altice Portugal e Portugal Telecom foi CTO da ONI Telecom, CEO da BanifServ do Grupo Banif, Diretor Coordenador do Grupo BFE/BBI/BPI, membro da Comissão Executiva da IBM Portugal onde lançou o Prémio Científico IBM, e responsável pelo centro de competência EuroAce da Data General Europa.
É Eng.º Informático pela FCT/UNL tendo feito a sua pós-graduação em Ciência e Engenharia da Computação como bolseiro da Gulbenkian e como Fulbright Visiting Scholar na Ohio State University nos EUA. Foi durante vários anos docente no Departamento de Informática da FCTL/UNL tendo sido responsável de várias cadeiras tecnológicas da sua Licenciatura e do seu Mestrado. Tem, nos últimos 20 anos, colaborado com diversas universidades na supervisão de mais de 50 projetos de mestrado em ciber segurança e áreas associadas.
Foi membro fundador do Colégio de Engª Informática da Ordem dos Engenheiros, tendo sido seu vogal e membro do seu Comité de Admissão e Qualificação.
Em termos técnicos os seus interesses atuais centram-se na integração e aplicação de técnicas de Machine Learning ao domínio da ciber segurança.