https://www.c-days.cncs.gov.pt/wp-content/uploads/2020/11/Foto_Almirante_662x654.jpg

António Gameiro Marques

O Contra-almirante António Gameiro Marques nasceu na Figueira da Foz a 4 de maio de 1959. Ingressou na Escola Naval em 1976 e concluiu a Licenciatura em Ciências Militares Navais, Classe de Marinha, em 1981. Após prestar serviço em vários navios da Armada, frequentou a especialização em Comunicações na Marinha e concluiu em 1987 o Mestrado em Electrical and Computer Engineering que frequentou na Naval Postgraduate School em Monterey na Califórnia, EUA.
Depois de frequentar o Senior Course no Colégio de Defesa da NATO em Roma, de 2004 a 2007 foi o conselheiro militar de Marinha do Embaixador de Portugal junto da Aliança Atlântica no Quartel-General da NATO em Bruxelas, onde foi também o representante permanente de Portugal no NATO Consultation Command and Control Board.
Foi promovido ao posto de Contra-Almirante a 27 de novembro de 2008, e de Janeiro de 2009 a junho de 2013 foi o Chief Information Officer (CIO) da Marinha.
De 1 de Julho de 2013 a 31 de Agosto de 2016 exerceu as funções de Secretário-Geral Adjunto do Ministério da Defesa Nacional e o representante do Ministério da Defesa Nacional na Comissão Instaladora do Centro Nacional de Cibersegurança.
Entre Novembro de 2013 e Abril de 2014, frequentou o 39º Programa de Alta Direção de Empresas (PADE) da AESE/IESE – Escola de Direção e Negócios.
Desde 1 de Setembro de 2016 exerce o cargo de Diretor Geral do Gabinete Nacional de Segurança, sendo, por inerência, a Autoridade Nacional de Segurança. O Centro Nacional de Cibersegurança encontra-se na estrutura do GNS.
Ao longo da sua carreira lecionou unidades curriculares relacionadas com as tecnologias da informação e da comunicação e tem proferido diversas comunicações em várias conferências alusivas aos temas da Gestão Estratégica, da Governação das Tecnologias da Informação, do Conhecimento Situacional Marítimo e da Segurança da Informação no ciberespaço e publicado diversos artigos sobre os mesmos temas.